Saiba como se cuidar e quais os benefícios!

O HOMEM TAMBÉM PRECISA CUIDAR DA SAÚDE

 

Estudo mostra que 31% dos homens brasileiros não têm o costume de ir ao médico e 55% desses ainda afirmam que não vão porque não precisam. Esses dados são do Ministério da Saúde e alertam que os homens precisam entender melhor a importância de cuidar mais da saúde.

É preciso mudar a ideia de que o homem não precisa de cuidados, pois muitas vezes isso leva a descobrir doenças em estágios já avançados, o que dificulta o tratamento e a cura. De acordo com o Instituto Nacional do Câncer (Inca), os homens vivem, em média, sete anos e meio a menos que as mulheres.

Por isso, o mês de novembro é marcado pela campanha Novembro Azul, que busca conscientizar sobre os cuidados com a saúde masculina. O movimento no Brasil começou com uma abordagem centrada no câncer de próstata, mas foi ampliado para chamar a atenção sobre cuidados com a saúde do homem em todos os aspectos.

Doenças cardiovasculares, problemas no fígado, diabetes e transtornos mentais são algumas das outras enfermidades que também atingem muitos homens. Por isso, vamos falar sobre hábitos importantes que os homens devem ter diariamente e também medidas efetivas para evitar doenças e aumentar a qualidade de vida.

HÁBITOS SAUDÁVEIS QUE TODO HOMEM DEVE TER

A idade e a genética não podem ser controladas, mas um estilo de vida é formado por hábitos. Isso pode ser a diferença entre uma vida saudável e o desenvolvimento de diversas doenças. Confira algumas dicas:

1. Manter um peso saudável

O excesso de peso e de gordura é um fator de risco para diversas doenças. De acordo com a Mayo Clinic, perder os quilos em excesso pode reduzir o risco de doenças cardiovasculares e vários tipos de câncer.

2. Praticar atividade física

Organização Mundial da Saúde recomenda que todo adulto pratique ao menos 30 minutos de atividade física de forma moderada a intensa em cinco dias da semana. Ser uma pessoa ativa ajuda a proteger a saúde física e mental.

3. Cuidado com o excesso de álcool

Você até pode beber, mas sempre com moderação. Isso significa, segundo a Mayo Clinic, até dois drinques por dia para homens de 65 anos ou menos e um drinque por dia para homens com mais de 65 anos. O consumo excessivo de bebidas alcoólicas pode aumentar a pressão arterial e o risco de doenças como cirrose e câncer de fígado.

4. Parar de fumar

Se você ainda fuma, já passou da hora de parar. Não é novidade que o tabagismo prejudica a saúde, afetando principalmente o pulmão e o sistema cardiovascular. Parar de fumar é difícil, portanto, se necessário, busque ajuda profissional.

5. Manter uma alimentação equilibrada

Os alimentos que você consome diariamente podem proteger ou prejudicar seu organismo. Por isso, as escolhas dos alimentos e os hábitos alimentares saudáveis são essenciais para sua saúde. Escolha alimentos grelhados em vez de fritos, mastigue devagar e faça das verduras, legumes e frutas a base da sua dieta.

6. Controlar o estresse

O estresse pode afetar a saúde de forma negativa, prejudicando o coração e saúde mental, além do sistema imunológico. Exercícios de respiração e meditação são ótimas formas de aprender a lidar com a pressão diária e gerenciar o estresse.

7. Dormir bem

O sono prejudicado afeta a memória, as emoções, o peso e até mesmo sua aparência. De acordo com a Fundação Nacional do Sono dos Estados Unidos, a maioria dos problemas de sono é resultado de ronco, efeitos colaterais de medicamentos e condições médicas como refluxo, depressão e problemas na próstata.

8. Exercitar o cérebro

Universidade Johns Hopkins indica aprender um idioma ou fazer um novo caminho para o trabalho, por exemplo, como medidas para desafiar seu cérebro a lidar com tarefas novas. É importante sempre exercitar o cérebro para diminuir o risco de doenças neurológicas.

Além de todas essas dicas, não se esqueça de se hidratar bem. A água é essencial para o bom funcionamento do corpo. A recomendação mínima é de 2 litros de água por dia. Mas se você pratica muitos exercícios, por exemplo, deve se hidratar mais.

PARE DE EVITAR O MÉDICO!

Não espere para ir ao médico quando algo estiver seriamente errado. Um médico de confiança pode ser o melhor aliado para prevenir problemas de saúde, pois ele vai te ajudar a controlar condições como pressão e colesterol, e irá te dizer quando marcar a próxima consulta para checar se está tudo certo.

Além disso, realizar exames periodicamente é importante para acompanhar sua saúde. Principalmente depois dos 50 anos de idade, é necessário realizar alguns exames de controle. De acordo com o Ministério da Saúde, alguns dos testes e exames mais básicos que precisam ser realizados com frequência são:

  • Verificação da pressão arterial;
  • Hemograma completo e testes de urina;
  • Teste de glicemia, para prevenção de diabetes;
  • Atualização da carteira vacinal;
  • Verificação do perímetro abdominal e teste de IMC.

Dar o suporte ao homem e informá-lo bem é importante para a otimização de toda a jornada do paciente. Você já sabe o que pode fazer para ajudar os homens a se cuidarem melhor? Entre em contato conosco e te ajudaremos!



FacebookInstagram
Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support