PARA COLABORADORES

Com o intuito de sempre oferecer o melhor atendimento, com a informação mais correta e postura mais adequada a ser adotada pelos nossos profissionais, trazemos a você, nosso colaborador o Guia de Vigilância do Ministério da Saúde. Fique a vontade para consulta-lo e tirar suas dúvidas.

Em caso de suspeita, gentileza contactar a epidemiologia municipal pelos telefone: (31) 98872-7732

NOTÍCIA

sarampo é uma doença infecciosa grave, provocada por vírus, transmitida pela fala, tosse e espirro, e extremamente contagiosa, podendo ser contraída por pessoas de qualquer idade. É caracterizada por febre, inflamação das mucosas do trato respiratório, erupção maculopapular generalizada seguida por descamação. É importante lembrar que a única forma de prevenção é a vacina oferecida de forma gratuita pelo Sistema Único de Saúde (SUS).

» Clique aqui e confira o Boletim Epidemiológico do Sarampo.

Com qual idade as crianças devem se vacinar contra o sarampo?

  • “Dose zero”: Todas as crianças de 6 meses a menores de 1 (um) ano devem ser vacinadas (“dose extra”);
  • Primeira dose: Crianças que completarem 12 meses (1 ano);
  • Segunda dose: Aos 15 meses de idade, última dose por toda a vida.

Quantas doses da vacina tríplice viral são necessárias?

Se você tem entre 1 e 29 anos e recebeu apenas 1 (uma) dose, recomenda-se completar o esquema vacinal com a segunda dose da vacina. Quem comprova as duas doses da vacina do sarampo, não precisa se vacinar novamente. 

Não tomou nenhuma dose, perdeu o cartão ou não se lembra?

  • De 1 a 29 anos – São necessárias duas doses;
  • De 30 a 49 anos – Apenas uma dose.
FacebookInstagram
Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support